Av. Raja Gabaglia, 2000, Torre 1 - 8º andar, Sala 817 - Estoril - MG
Av. Afonso Pena 3355 - 11º Andar - Bairro Serra - Belo Horizonte - MG
(31) 97504-4812 (31) 3254-9977 (31) 97504-4812
contato@advisorh.com.br

Entenda o Aumento da Liderança Feminina nas Atividades de Mineração

Entenda o Aumento da Liderança Feminina nas Atividades de Mineração

A cada dia mais notamos a presença feminina em altos cargos do mercado de trabalho, muitos deles que por anos só foram ocupados por profissionais masculinos. Contudo esse fenômeno tem sofrido mutações rápidas e as mulheres, principalmente através do investimento em especializações, têm tido cada vez mais chances de ocupar altos cargos.

Recentemente foi implementado o Relatório de Progresso do Plano de Ação de Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração, que acompanha, marca e traduz a presença feminina no setor da mineração.

O relatório foi resultado do movimento Women In Mining Brasil ou WIMBrasil, basicamente o movimento no brasil analisa a forma como as mineradoras e suas adjacentes se comportam frente a temas como:

· Diversidade
· Inclusão
· Igualdade
· Equidade, entre outros.

Apesar do aumento da presença feminina, ainda sim, temos um longo caminho, muitas empresas ainda têm preferência por contratar homens para os cargos, seja por desinformação ou por estarem presas em crenças limitantes.

A presença feminina em 2021 na mineração

O Relatório de Progresso do Plano de Ação de Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração foi exposto na Expo & Congresso de Mineração do Brasil, nele são apresentados os relatórios de desenvolvimento, perspectivas e expectativas do setor minerador.

Quando vemos o aumento da presença feminina nesse segmento estamos presenciando a preocupação das empresas com a igualdade e a equidade do setor. Temas cada dia mais importantes para criar uma marca sólida e capaz de supriras necessidades sociais e técnicas do mercado.

O estudo

A pesquisa para o relatório é composta por empresas signatárias da
WIMBrasil, e para desenvolver o estudo foram analisados 4 fatores:

· Estratégia e Oportunidades de Carreira,
· Ética e Autonomia,
· Desenvolvimento e Capacitação,
· Impacto Social.

Ao total, neste primeiro estudo foram analisadas 16 empresas, nelas foram percebidas a receptiva, carência e políticas de inclusão feminina em seus
setores. Apesar de ainda pequeno o número de empresas que divulgam suas políticas de inclusão, notamos que o movimento vem em uma crescente favorável.

Em 2020, apenas 46% das empresas tinham uma abordagem inclusiva quanto a suas contratações. Já em 2021, apenas 12% das empresas não implementaram nenhum tipo de informação quanto às suas políticas de inclusão.

Uma crescente cada dia mais forte

Acreditamos que nos próximos estudos teremos ainda mais cases para quantificar a presença feminina no setor, uma vez que já se somam 26 empresas que se associaram ao WIMBrasil, totalizando cerca de 400 membros associados aproximadamente.

A WIMBrasil que conta com uma liderança predominantemente feminina, sendo Daniela Brites a responsável pelo estudo em questão. Conforme dados apresentados, veja abaixo um esboço da composição feminina dentro do setor minerador brasileiro:

· 15% da força de trabalho é composta por mulheres.
· Em geral, 11% dos conselhos executivos são compostos por mulheres.
· 16% dos membros dos conselhos de administração, são mulheres.

Segundo Daniela Brites:

“Os números retratam a importância de captação dessas mulheres no setor
e o que a gente observa também é que há uma maior visibilidade em
termos de diversidade de inclusão nos conselhos das empresas”

O novo cenário de contratações

Durante a apresentação do relatório foram trazidos dados que registram o aumento de 31% das contratações femininas para cargos de engajamento e
liderança, o que mostra que cada dia mais as mulheres vêm ocupando cargos e espaços de forma expressiva. O Movimento só tem a crescer, visto que a qualificação se torna um grande diferencial.

As empresas que se empenham na inclusão de políticas de diversidade notam benefícios quase que imediatamente. Além de toda questão de visão de marca, posicionamento de mercado e estabelecimento de um campo profissional onde a equidade prevaleça a presença feminina se desponta uma vez que se mostra economicamente vantajosa às empresas, conforme relata Afonso Sartório, líder de metais e
mineração da EY América do Sul.

Segundo ele as mulheres são 50% dos cérebros, dos talentos, possuem novas ideias e sua inclusão no meio traz novas áreas, ideias e possibilidades.
Ao mesmo passo, entende Eric Duarte, que atualmente é o vice-presidente de operações na Jaguar Mining, para ele com a inclusão das mulheres, notou-se mais resultados lucrativos e entregas mais concisas.

 

Advisorh.com.br

Solicite um Orçamento
chamar no WhatsApp
Comercial Advisorh www.advisorh.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×